Início Contato Dicas de Viagem Eu recomendo Lugares para ir
0

Passaporte para menor de idade



Algumas amigas tem me perguntado como é para fazer o passaporte de criança, já que recentemente fizemos o de Alice.

O procedimento é o mesmo, o que muda é a documentação exigida e a validade do passaporte. 

Para agendar o passaporte clique aqui.


Documentos necessários:

Certidão de nascimento original, foto 5x7 (crianças menores de 3 anos), identidade dos pais, autorização de emissão de passaporte assinada por ambos os pais, comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União - GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido.

É obrigatória a presença do menor, tanto para fazer quanto para retirar o passaporte.

Para requerer o passaporte do menor é necessária a presença de ambos os pais. Na ausência de um deles, deve haver uma autorização com a firma do genitor ausente reconhecida em cartório ou procuração pública específica autorizando a emissão de passaporte, outorgada por um genitor ao outro.

Para a retirada do passaporte, pode ser apenas um dos pais, sem necessitar de autorização do outro. Mas a presença do menor é obrigatória!
Para crianças menores de 3 anos os pais devem levar uma fotografia facial, tamanho 5X7, recente, colorida, sem data, e em fundo branco.

Veja aqui  todo o procedimento.

Validade do passaporte do menor:

A validade do passaporte dos nossos filhotes menores de 4 anos difere da nossa. Para todos, o passaporte tem validade máxima de 5 anos.
Já o passaporte para menor de 4 (quatro) anos de idade terá validade definida de acordo com sua idade, conforme abaixo:

0 a 1 -  validade 1 ano
1 a 2 -  validade 2 anos
2 a 3 - validade 3 anos
3 a 4 - validade 4 anos
4 em diante - validade 5 anos 

Ou seja, se seu filho estiver próximo de fazer aniversário e sua necessidade do passaporte não é imediata, talvez seja melhor aguardar até a data do aniversário, assim terá uma validade um pouco maior.

Viagens para países que exigem visto (EUA, Canadá, etc), caso o passaporte venha a vencer mas o visto continue válido, a criança terá que viajar com ambos os passaportes (vencido e atual).

Espero que seja útil!

Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário